rss email twitter facebook google pinterest

Numero para contato

28 de novembro de 2012

Buscai e pensai as coisas que são do alto!

alto

Colossenses 3:1-2 “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado a destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”.

Existem algumas considerações a respeito da Igreja de Colossos que precisam ser esclarecidas e comparadas com a igreja do século XXI. Resumidamente a igreja de colossos fora uma igreja em que o apóstolo Paulo nunca a visitou. Ela foi fruto de 3 anos de pregação de Paulo em Éfeso. Epafras foi o líder e fundador desta igreja. Provavelmente ele se converteu em Éfeso. Eles se reuniam na casa de Filemon (Fil 2).

O motivo que levou a Paulo a escrever para colossos, mesmo preso, foi porque na igreja estavam acontecendo além de diversas opiniões e dúvidas sobre a soberania de Deus, a trindade; eles estavam sendo influenciados pelo gnosticismo, ocultismo, paganismo..

A cultura do Reino de Deus que tinha sido estabelecida estava sendo substituída pelas trevas. E hoje não é muito diferente..

Hoje a igreja brasileira tem sido atacada pela cultura mundana, a cultura “kosmos”. A cultura do sistema. Hoje quando pregamos sobre renúncia, santidade, ninguém gosta. Os divórcios estão “comendo solto”. Os valores do Reino, a cultura do Reino está sendo perdida. A igreja tem virado empresa e os pastores, “grandes” empresários. Deus em vez de ser adorado, tem sido barganhado.

Paulo primeiramente diz buscai que vem do grego ζητεω (zeteo) que significa “procurar a fim de encontrar”, “procurar algo”, “exigir”, “pedir enfaticamente”, “exigir algo de alguém”. Agora substitua o “buscai” por essas palavras. É exatamente isso que ele estava querendo dizer.

Depois ele nos fala para pensarmos nas coisas que são de cima. Pensai no grego φρονεω (phroneo) que significa “ter entendimento”, “ser sábio”, “ser do mesmo pensamento”. Substitua o “pensai” por essas palavras.

Pagina Anterior Proxima Pagina Página inicial

0 comentários:

WWW.SOCIEDADE33.COM.BR