rss email twitter facebook google pinterest

Numero para contato

27 de novembro de 2012

Vigie o diabo!




“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8)

Normalmente quando lemos esse texto damos uma grande ênfase ao adversário mencionado nele. Não é pra menos, já que o texto o compara a um leão espreitando e vigiando, procurando o melhor momento para atacar a presa que, no caso, somos nós. Já ouvi várias analogias interessantes sobre esse texto como, por exemplo, o fato de o leão vigiar atentamente e praticamente escondido a sua presa, o fato de o leão escolher a presa mais fraca para atacar, o fato de o leão atacar nos pontos fracos da presa, o fato de o leão ter paciência para atacar no melhor momento, etc. Mas não quero focar no leão hoje. Quero focar no que o texto diz sobre a presa, ou seja, sobre você e eu.



Sim, a presa tem algo a fazer diante do ataque do predador! Ela não é apenas um alvo fácil a ser atacado enquanto não há nada a se fazer. A presa não é alguém que simplesmente fica à espera do seu triste destino de ser “comida” pelo poderoso leão. A presa, nesse caso, pode superar o leão se seguir as orientações certas. Deus nos mostra que podemos derrotar a estratégia do ‘rei da selva’ com a atitude certa!

E a atitude certa é a presa vigiar o leão! Sim, o texto inicia não exaltando as qualidades do leão enquanto exímio caçador. Não! Começa falando às possíveis presas (que somos nós): “Sede sóbrios e vigilantes”. Em outras palavras, o texto nos manda vigiar o leão, vigiar o diabo. O mandamento é: Fiquem de olhos bem abertos nele! Não o menosprezem! Observem como ele ataca, como se esconde em meio à vegetação! A presa que vigia certamente escapa dos ataques do predador.

É claro que isso não significa que devamos agora dedicar 24 horas do nosso dia a vigiar o diabo. Que devamos virar aquele tipo de pessoa diabólatra, que não vive sem pensar no diabo. Não! É um conselho que visa colocar os nossos pés no chão sobre a sua força e capacidade de nos devorar, mas também nos mostrar que podemos escapar de suas artimanhas se fizermos exatamente o que a Palavra de Deus nos diz.

Pagina Anterior Proxima Pagina Página inicial

0 comentários:

WWW.SOCIEDADE33.COM.BR